sexta-feira, 25 de novembro de 2011

No dia mais importante do ano é proibido pagar mico

Esqueci os meus óculos, ontem, na casa da Marjorie. Depois de vários copos de cerveja, é normal perder a memória. O que eu não podia era vir trabalhar hoje, sem enxergar direito.

A Marjorie não estava. É nessas horas que eu agradeço por ter a chave da casa de todas as minhas primas.

Entrei no apartamento, peguei os meus óculos e, quando ia fechando a porta, resolvi que a sede que estava sentindo não ia poder esperar até eu chegar ao trabalho. Entrei de volta, e para minha surpresa, havia um bilhete na geladeira com o seguinte: NÃO ESQUECER DE LIGAR PARA O CARRO DE SOM PARA PASSAR NO ENDEREÇO DO ADAL.

Como assim? O que ela queria dizer com isso? A dúvida persistiu na minha cabeça num primeiro momento. Mas, depois de poucos segundos, consegui traduzir a mensagem. Ou ela estava armando um mico daqueles para o meu aniversário, no domingo, ou eu estava delirando.

Só podia ser um mico daqueles. E o pior: bem cafona! De onde a Marjorie tirou isso? Aposto que ela armou isso com a Ane, a Lu e a Sara. Minhas primas bandidas. Na hora, eu queria todas elas morressem! Eu vou fazer 31 anos. Isso não é idade para se pagar mico!

Minha vontade foi ligar para ela, perguntar que palhaçada era aquela, gritar. Mas tive sabedoria e fiz diferente. Coloquei os meus óculos no lugar, onde tinha esquecido, fui ao médico, inventei uma doença, peguei um atestado e voltei para casa. Não dava para trabalhar sem enxergar nada.

Mais calmo, resolvi ligar para a ela.

Marjorie: Oi, meu lindo.

Falsa!

Mas eu sei ser igualzinho.

Adalberto: Oi, meu amor, tudo bem?

Marjorie: Tudo. Tenho trabalhado bastante aqui na fábrica, mas ainda bem que hoje é sexta. Vou passar o fim de semana em Arraial do Cabo.

Cínica! Pensa que me engana. Coitadinha. Mas sabe ela que eu descobri que ela está arquitetando um mico daquele para o meu aniversário.

Fui mais esperto.

Adalberto: Eu também vou viajar.

Marjorie: Como assim? É sério?

Adalberto: É.

Marjorie: Adal, você está maluco?

Adalberto: Não.

Marjorie: Você não esqueceu de nada, não?

Adalberto: Não.

Marjorie: Adal, o seu aniversário é no domingo.

Adalberto: Ah, você não esqueceu? Porque se você tivesse esquecido, eu até perdoaria você. Mas, pelo visto, você não se importa mesmo comigo.

Marjorie: Seu bobo, eu ia viajar hoje e voltar no domingo de manhã.

Adalberto: E você me perguntou quando eu vou comemorar o meu aniversário? E se eu fosse fazer alguma coisa no sábado à noite.

Marjorie: O seu aniversário é no domingo!

Adalberto: Sábado, à meia-noite, já é domingo.

Marjorie: Quem tem que me falar quando vai comemorar o seu aniversário é você.

Adalberto: Ah, para de palhaçada, Jojô. Por que você não me perguntou? Eu achava que você era a prima prática e não a dramática.

Marjorie: Pode falar, então, onde e quando você vai comemorar o seu aniversário?

Adalberto: Posso. No domingo, na sua casa.

Marjorie: O quê? Como assim na minha casa?

Adalberto: Na sua casa, ué. Vou comprar umas cervejas e não vou chamar ninguém. Só a gente mesmo, Ane, Lu, Sara, Oswaldo, os trigêmeos, minha irmã, o Eduardo, o Diego, meu pai e minha mãe.

Marjorie: Adal, não chamar ninguém é chamar muita gente. A nossa família está ficando cada vez maior. O meu apartamento não é tão grande assim.

Adalberto: Assim que é bom. Fica todo mundo juntinho.

Marjorie: Está bom, então.

A voz dela estava nitidamente se ânimo algum. E eu já sei o porquê. Ela jamais chamaria o carro de som para o seu próprio endereço, por mais que o mico fosse destinado a mim.

Adalberto: Amore, mais tarde eu vou passar na sua casa para pegar o meu óculos, está bem?

Marjorie: Tudo bem, seu cachorro. Você se livrou de uma...

Adalberto: O quê?

Marjorie: Nada, não. Outro dia, eu te conto.

Não precisava. Eu já sabia o que era.

A minha festa desse ano vai ser no sábado, na casa do Miguel, um amigo meu que faz aniversário hoje. Decidimos comemorar juntos amanhã. Mas isso, as primas não vão ficar sabendo. Não quero correr o risco de pagar mico, recebendo um carro de som no dia mais importante do ano.

Pelo menos, para mim, o dia 27 de Novembro é o mais importante do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário